Sobre Albert Speer
Albert Speer nasceu em Mannheim a 19 de Março de 1905.
Estudou arquitectura no Instituto de Tecnologia de Munique e no Instituto Berlin-Charlottenburg.
Em 1932 alistou-se no “National Socialist German Workers Party” e, pouco depois, tornou-se membro da “Schutz Staffeinel”, vulgo SS.
Adolf Hitler conheceu-o em Julho de 1933 e concedeu-lhe a tarefa da organização do Rally de Nuremberga, em 1934.
Hitler ficou impressionado com os feitos de Speer e incumbui-lhe diversos trabalhos como a exposição germânica de 1937, em Paris, a “Reich Chancellery” em Berlim e a “Party Palace” em Nuremberga.
Em Fevereiro de 1942, Adolf Hitler designou Speer Ministro do Armamento. Como bom administrador, Speer aumentou consideravelmente a produção de armas de fogo.
Speer confrontou Heinrich Himmler com o argumento da ineficiência dos campos de concentração, preferindo o uso do trabalho escravo em países ocupados. Mais tarde defendeu-se reclamando ter salvo muitas vidas graças à sua política, mas os seus opositores defenderam a falta de eficiência da sua política e a falta de moralidade desta.
No final da II Guerra Mundial Speer foi preso e culpado pelo uso de trabalho escravo nos seus programas. Speer considerou-se culpado e cumpriu uma pena de 25 anos.
Após a sua saída da prisão, em 1966, Speer publicou as suas memórias “Inside the Third Reich” (1970) e “Spandau: The Secret Diaries” (1976).
Albert Speer morreu em 1981.
Sem comentários:
Enviar um comentário