em swahili maria diz-se "mariamu"... por isso o nome do meu blog...

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

1921, 15 de Outubro

"Passei, há cerca de uma semana, todos os meus diários a M... Estarei um pouco mais livre? Não. Serei ainda capaz de manter uma espécie de diário íntimo? Se pudesse, seria outro esse diário, ou antes vai de hoje em diante esconder-se, deixará de existir. Hardt, por exemplo, que contudo me ocupou relativamente muito, não seria capaz de anotar qualquer coisa acerca dele senão com muita dificuldade. Parece-me ter escrito tudo a seu respeito desde há muito tempo ou, o que vem a dar no mesmo, que saí da existência. Poderia sem dúvida escrever acerca de M... mas não deliberadamente e, aliás, seria muito dirigido contra mim; de acordo com isso deixou de ter necessidade de tomar minunciosamente consciência destas espécies de coisas como outrora, não sou a esse respeito tão esquecido como outrora, sou uma memória que se tornou viva, e é uma das razões da minha insónia."

in "Antologia de páginas íntimas", Franz Kafka

Sem comentários: